SERRA 

DO

CIPÓ

Estátua do Juquinha
Distrito Serra do Cipó
Morro da Pedreira
Trilha dos Escravos
Cachoeira Véu da Noiva
Cachoeira Véu da Noiva
Cachoeira Grande
Cachoeira Grande
Cachoeira Serra Morena I
Cachoeira Serra Morena II
Cachoeira Serra Morena II
Cachoeira da Caverna
Cachoeira das Andorinhas
Cachoeira do Gavião
Cachoeira do Gavião
Cachoeira do Tombador
Cachoeira da Farofa
Cachoeira da Farofa
Cânion das Bandeirinhas
Vale do Travesão
Cachoeira do Tabuleiro
Lapinha da Serra
SERRA DO CIPÓ

A Serra do Cipó está na região sul da Serra do Espinhaço, no divisor de águas das bacias hidrográficas dos rios São Francisco e Doce, estado de Minas Gerais. É um dos conjuntos naturais mais exuberantes do mundo. Sua história geológica é complexa e data do período pré-cambriano, com suas rochas arenosas que foram formadas por depósitos marinhos há mais de 1,7 bilhão de anos. A diversidade da sua vegetação é altíssima, e muitas espécies são encontradas somente ali. A fauna é representativa e abriga várias espécies ameaçadas de extinção. Para preservar este patrimônio natural, foi criado o Parque Nacional da Serra do Cipó. São ao todo cem mil hectares de cerrados, campos rupestres e matas, além de rios, cachoeiras, cânions, cavernas e sítios arqueológicos preservados. 

Localizado nesta região maior, a 100 quilômetros de Belo Horizonte, logo depois da cidade de Lagoa Santa, o distrito da Serra do Cipó (antigo Cardeal Mota) se situa na bacia do Ribeirão Soberbo, tributário da bacia de drenagem do Rio Cipó, que dá nome à região e. pertence ao município de Santana do Riacho. Pela proximidade com o Parque Nacional, faz parte da região circunscrita à Área de Proteção Ambiental (APA) Morro da Pedreira. É cortado pela Rodovia Estadual MG-010, asfaltada em 1985, que o liga a Belo Horizonte e o articula com outras cidades do norte de Minas. 

O distrito da Serra do Cipó atualmente conta com uma boa infra-estrutura para o turista, possuindo inúmeras pousadas e hotéis, áreas de camping, variados restaurantes e outros estabelecimentos comerciais. 

Consolidada como um grande destino turístico mineiro, a Serra do Cipó oferece várias opções de lazer. 

Em geral é a beleza e pureza das águas que atraem o maior número de visitantes. Em decorrência do relevo acidentado observa-se a freqüente formação de cachoeiras, corredeiras e piscinas naturais, que mantêm o seu volume de água constante durante quase todo o ano devido ao aspecto areno-rochoso do solo. Típicos também da região são os cânions, gargantas sinuosas e profundas que abrigam cachoeiras e poções em seu interior. 

Além da natureza pródiga, sítios arqueológicos revelam vestígios de comunidades primitivas que deixaram registros nas paredes de diversas cavernas. 

A topografia acidentada faz com que este destino também represente um verdadeiro paraíso para a prática do ecoturismo, oferecendo opções como trecking, canoagem, rapel, tirolesa, escalada e outros esportes de aventura para profissionais e iniciantes. 

Tudo isto com a tranqüilidade e a conhecida hospitalidade das Minas Gerais ... 

Visitar a Serra do Cipó é realizar uma viagem surpreendente e, a cada visita, novas aventuras, algo diferente a contemplar. 

Rua Flor de Maio, 86  - Distrito Serra do Cipó - 35847.000 Santana do Riacho - MG

  • Facebook Basic Black
  • Black Instagram Icon
Cachoeira do Tabuleiro

Conceição do Mato Dentro